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Uma boa gestão de pessoas se faz através de um conjunto de fatores. Elas envolvem tanto soft quanto hard skills, como liderança, empatia, processos e dados, que classificamos como fundamentais para atrair, reter e desenvolver pessoas. Mas como fazer uma boa estruturação da área de pessoas? Acompanhe!

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O que é uma boa gestão de pessoas?

Quando pensamos na jornada do colaborador dentro da organização, seu ciclo começa no momento que ele conhece a empresa, até as chamadas fases de transição, já que mudar é algo que acontece tanto na vida quanto dentro das empresas.

Já para as empresas, cuidar dessa jornada do colaborador é fundamental para ter uma boa gestão de pessoas. Entender que essas mudanças existem, ser empática com as necessidades e obrigações das equipes, ter processos e dados para analisar cenários e tomar decisões.

Tudo isso é considerado como a base para o segundo ponto fundamental para ter uma boa gestão de pessoas: as lideranças que são responsáveis por influenciar comportamentos no dia a dia, além de promover resultados.

E é a junção desses dois fatores que faz a diferença na boa gestão de pessoas das organizações.

Como é feita a estruturação da área de pessoas?

Entendemos que o primeiro passo é a empresa ter consciência que estruturar uma área de gestão de pessoas demanda conhecimento técnico. Afinal, é muito comum ver empreendedores frustrados por não conseguirem fazer seu RH dar certo sem saber com clareza o que estão errando.

É fundamental analisar quais são os desafios do negócio e das pessoas para o futuro. Assim, é possível montar uma equipe que tenha as competências necessárias para resolver esses desafios.

E é dessa forma que a jornada de gestão das pessoas é construída de modo que alavanque o negócio.

Quando fazer essa estruturação dentro da empresa?

A estruturação da área de pessoas deve ser feita no momento em que a empresa percebe que precisa dar um salto no crescimento.

Ou ainda, quando ela identifica que não consegue mais progredir e percebe que tem a ver com o fato de não ter uma equipe preparada e com boa performance.

Outros sinais de que está na hora de fazer uma boa estruturação da área de pessoas:

  • Contratar pessoas que são aquém da capacidades de entrega e não acompanhar ou desenvolver essas pessoas;
  • Não considerar a área de pessoas como estratégia e envolver nas decisões de impacto organizacional;
  • Contratar colaboradores que não se ajustam com a cultura da empresa;
  • Não fornecer os recursos necessários para executar o trabalho ou mesmo não delimitar um orçamento para área;
  • Não tomar decisões fundamentadas em dados e apenas nas emoções ou percepções individuais.

Existem ferramentas para ajudar esta estruturação?

Sim! Algumas ferramentas podem ajudar nessa estruturação, tais como:

  • ATS: a sigla significa Application Tracking System e é um software de gestão de processos de recrutamento. Ele passa por todas as etapas de um processo seletivo, desde o início na atração dos candidatos até o momento em que o escolhido é admitido;
  • Ferramentas de Engajamento: são ferramentas que engajam, treinam e desenvolvem pessoas para planejar suas carreiras e avaliar seu potencial dentro da empresa;
  • Ferramentas para gestão e análise de dados: com essas ferramentas, faz-se a coleta e análise de dados sobre os funcionários da empresa, tornando o departamento mais estratégico através da otimização de processos;
  • Avaliação de desempenho: torna possível dar feedback sobre resultados, avaliar a efetividade no trabalho, a performance individual e coletiva dos trabalhadores, além de identificar talentos e produtividade;
  • Gestão de carreira: consiste em estruturar um plano de crescimento profissional para os colaboradores, oportunizando-os a crescerem, além de facilitar a captação e retenção de talentos.

Quais os pilares da estruturação da área de pessoas?

São três os pilares da estruturação da área de pessoas: o time, os processos e os dados.

Afinal, uma boa gestão de pessoas sempre começa com uma boa equipe, com conhecimento técnico para atuar nos projetos e nas ações do dia a dia.

Esse time precisa criar e reinventar os processos internos com um olhar crítico para os dados e as informações geradas pelas pessoas em diferentes momentos. Assim, conseguem formar um pilar sustentável para as organizações.

Por conta disso, podemos dizer que é através da área de gestão de pessoas que as lideranças têm o apoio necessário para montar e gerir suas equipes de modo a proporcionar o crescimento da empresa.

Qual o papel da liderança na empresa?

O papel do líder da empresa varia de acordo com o escopo técnico o qual ele é responsável. Afinal, suas atitudes precisam ser adaptadas para o time o qual ele lidera.

Mas o principal é ele ter soft skills como comunicação, visão sistêmica e empatia combinados com o conhecimento do produto e do mercado. 

Seu papel é atrair pessoas para empreender suas ideias, motivá-las e desenvolvê-las para próximos passos de carreira. Nesse sentido, ele precisa saber ouvir, falar e estar sempre próximo da equipe.

Sendo assim, o líder tem como desafio desenvolver o autoconhecimento e a capacidade de gerir tanto as suas emoções quanto as da equipe para, dessa forma, conseguir fazer a mediação de conflitos e desenvolver novos líderes.

Um líder precisa estimular a equipe a novos desafios e oportunidades de crescimento.

Por que contratar uma equipe especializada em estruturação da área de pessoas?

É fato que empresas especialistas na estruturação da área de pessoas são mais ágeis no entendimento da demanda e mais assertivas na construção do time.

A cada quatro clientes que procuram pelos serviços da HUG Consultoria, três ainda não conseguiram contratar um bom time de pessoas ou erraram nas tentativas que fizeram.

Além disso, montar o time, definir o que é prioridade e acompanhar essa equipe é uma missão que, por vezes, não consegue ser suportada pelo CEO.

Assim, para saber se a equipe está no rumo certo, é preciso analisar se o time está conseguindo entregar os resultados esperados e se desenvolvendo ao mesmo tempo.

Além disso, é preciso entender o quão satisfeitos estão em fazer parte do projeto e da empresa e o que pode ser diferente e melhor. 

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