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Construir um time de qualidade é um dos principais desafios das empresas hoje em dia, sejam elas grandes ou pequenas. Não apenas contratar as pessoas certas, como também mantê-las na equipe são alguns dos grandes pilares de uma organização de sucesso.

A gestão de pessoas certamente é um processo que exige estudo, paciência e um conhecimento aprofundado da cultura e dos valores da empresa. E a falta de conhecimento sobre esse assunto, bem como um time de RH mal preparado, acaba prejudicando a empresa na hora da contratação de novos talentos e consequentemente, o crescimento escalável e saudável do negócio.

Mas afinal, porque não consigo contratar as pessoas certas? A gente te conta o porquê e ainda te dá algumas dicas para montar um time de sucesso. Acompanhe!

Como contratar as pessoas certas?

Sabemos que o primeiro passo para contratar as pessoas certas é ter uma equipe bem preparada para fazer essas contratações.

Dessa forma, a pergunta passa a ser: o que você gestor e o seu time do RH precisam saber para contratar as pessoas certas? Saiba agora!

1. Entender a cultura da empresa

Como mencionamos no início, para contratar colaboradores que realmente façam a diferença, vcê precisa enxergar os desafios sistêmicos que a empresa precisa resolver. Para isso, é fundamental que o recrutador conheça a fundo a cultura da empresa: quais são os valores, a missão, propósito e posicionamento da organização, para comparar o quanto as pessoas estão alinhadas a tudo isso.

Tendo esse conhecimento, é possível definir com mais detalhes o que se espera dos candidatos que vão ocupar uma nova vaga.

Também é importante saber que a cultura da empresa depende totalmente da liderança das equipes e, no caso das contratações, do time de RH. Por conta disso, um departamento bem estruturado e com a cultura enraizada pode auxiliar e muito na hora de uma contratação de qualidade.

2. Definir todos os detalhes das vagas oferecidas

Além do conhecimento aprofundado sobre a empresa, o departamento de RH também precisa saber exatamente o que se espera dos candidatos às vagas oferecidas. 

Algumas das necessidades são: habilidades que são requeridas, quanto de experiência é necessário o candidato ter, qual o tipo de conhecimento que se espera, as atividades que serão executadas, as entregas esperadas por ele e outros mínimos detalhes para que a escolha possa ser o mais específica possível na hora da contratação.

É fundamental que essa etapa envolva a participação dos gestores da área onde está a nova vaga e conjunto com o RH. 

Afinal, espera-se que as pessoas que estão na liderança saibam exatamente o que elas precisam de um candidato para sanar suas necessidades. E se não for esse o caso, é papel do RH ajudar a estruturar e deixar claro quais as competências que o profissional a ser contratado precisa ter.

3. Divulgar a vaga de maneira atrativa

Se você quer atrair pessoas motivadas precisa apresentar a vaga de forma positiva. Sendo assim, exponha os benefícios que o candidato terá ao ser contratado e valorize os pontos fortes de trabalhar na sua empresa. Afinal, você precisa de colaboradores embaixadores da sua marca!

Lembre-se sempre: funcionários bem alinhados com a cultura da empresa tendem a tornar o local de trabalho um atrativo para outras pessoas.

Defina também quais lugares divulgará a vaga e qual o público que tem acesso a esses locais. Assim, você já consegue filtrar seu público alvo e diminuir as chances de contratar alguém que não tenha o perfil desejado. As redes sociais e as redes de contato são hoje as melhores ferramentas para a divulgação de vagas.

4. Saber o que você quer em um candidato

Entender que tipo de perfil você deseja também é uma etapa fundamental na hora da contratação. Por conta disso, fazer um bom roteiro para a entrevista técnica pode ser um truque para saber se a pessoa se adequa à vaga ou não.

É importante tentar conhecer o candidato um pouco além das suas experiências profissionais. Durante a entrevista você tem a oportunidade de saber mais sobre as experiências de vida, ambições a até contribuições para a cultura da empresa. Além disso, tornando a entrevista mais impessoal, você tem a chance de conhecer um outro lado do candidato que pode ser muito agregador para a empresa.

Testes comportamentais também são aliados na hora de avaliar o comportamento dos candidatos em algumas situações específicas. Assim como simulações de atividades que a pessoa terá que executar quando contratada.

Por último, ofereça o feedback para os candidatos que não foram aprovados. Essa pode ser uma ótima e respeitosa oportunidade da empresa devolver seu conhecimento para quem não foi contratado, além de fortalecer a marca empregadora.

5. Acompanhar o candidato aprovado

Não pense que só porque o processo seletivo acabou que o trabalho do recrutador também terminou. É necessário fazer um bom onboarding e inserir essa pessoa de forma adequada no ambiente da empresa e nas atividades do time que ela vai atuar.

Inclusive, o novo colaborador, que está vindo de fora com um olhar mais “fresco”, pode colaborar com novas ideias, visto que ele ainda não faz parte da rotina da empresa.

6. Investir em capacitação

Agora que você já contratou a pessoa certa, é importante que ela esteja sempre à altura do seu novo cargo. 

Para isso, investir em treinamento, capacitação, crescimento, feedbacks constantes, integração e plano de carreira são fundamentais para garantir a qualidade e o comprometimento do novo funcionário, bem como de toda a equipe.

7. Estruturar muito bem o time de RH

Aqui na HUG você tem todo o apoio para montar seu time de RH e, como consequência, ter uma estrutura capacitada para fazer as melhores contratações para sua empresa de tecnologia escalar o seu crescimento.

Quais as consequências de não contratar as pessoas certas?

Quando você não tem um time de RH bem estruturado e alinhado com a cultura da empresa, acaba não tendo uma base boa o suficiente para encontrar o candidato ideal. Assim, pode acontecer uma uma série de prejuízos, tais como:

  • Aumento dos custos: são muitos os gastos quando não se mantém um colaborador, entre eles estão a demissão, uma nova contratação, treinamentos, entre outros;
  • Baixa produtividade: quanto maior a rotatividade do cargo, mais tempo se perde em treinamento, diminuindo a produtividade do cargo;
  • Baixo engajamento: com membros desconectados dos valores da empresa, há uma desmotivação generalizada na equipe, aumento dos conflitos e cultura organizacional enfraquecida.

Se você quer garantir uma contratação de qualidade, baseada na construção do crescimento do seu negócio, você precisa conhecer a HUG! Na HUG você estrutura seu time de RH para que ele esteja sempre preparado para cuidar de toda jornada de gestão das pessoas a fim de escalar a sua empresa.

Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro do melhor em desenvolvimento de lideranças!