fbpx

São muitos os fatores que levam uma empresa ao sucesso. Ela pode ser campeã em vendas, ter o melhor time de marketing ou ainda, ser o melhor lugar para trabalhar. No entanto, tudo isso tem relação com a estrutura interna da empresa, a chamada governança corporativa.

A governança corporativa oferece agilidade e transparência às empresas, isso porque ela estabelece as normas que dão sentido ao dia a dia do seu negócio. Além disso, ela permite que a tomada de decisão seja mais estratégica.

Mas o que é governança corporativa e o que ela tem a ver com a Gestão de Pessoas? Vamos falar sobre isso. 

Leia também: 5 passos para a criação da cultura de gestão de pessoas

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é um sistema formado pelo conjunto de regras e atividades que determinam a forma que uma empresa deve ser administrada. Ela serve principalmente para preservar e otimizar o valor econômico e contribuir com a qualidade da gestão.

A principal função da governança corporativa é aumentar a confiança dos sócios, acionistas, fornecedores e todos aqueles que têm algum tipo de interesse na organização. Assim, ela dá sentido à rotina do negócio e ajuda na tomada de decisões.

4 princípios básicos

São 4 os princípios básicos que trazem a confiança na empresa através da governança corporativa:

  1. Transparência: a empresa deve disponibilizar informações relacionadas tanto com os fatores econômicos quanto outros de interesse para as pessoas e não apenas as previstas em lei;
  2. Equidade: a organização deve tratar de forma justa e igualitária todos os sócios e demais pessoas, sem políticas discriminatórias;
  3. Prestação de contas: as pessoas que atuam como agentes de governança precisam prestar contas de sua atuação de maneira clara e assumindo as consequências de seus atos, com responsabilidade;
  4. Responsabilidade corporativa: essas mesmas pessoas precisam zelar pela viabilidade econômico-financeira da organização, além de cumprir com todas as normas reguladoras e legislação em vigor.

O que a governança corporativa tem a ver com a Gestão de Pessoas?

Uma das funções da governança corporativa é auxiliar na condução das relações entre os colaboradores.

É muito claro que as empresas dependem totalmente das pessoas. Por conta disso, a pauta da gestão das pessoas deve ser um assunto indispensável para assegurar uma boa governança corporativa

E não apenas pensando na remuneração e benefícios dos funcionários, mas também através de programas de desenvolvimento de líderes e na hora de atrair e reter os novos talentos.

Por conta disso, o planejamento de Gestão de Pessoas precisa estar alinhado com as decisões estratégicas da empresa, no sentido de conectar as necessidades do negócio com as ações práticas para atrair, reter, motivar e desenvolver as pessoas.

Empresas onde se coloca a Gestão de Pessoas diretamente na governança corporativa acabam, no fim, sendo empresas que colocam as pessoas no ponto central da estratégia.

Casos de sucesso da Gestão de Pessoas associadas à governança corporativa

Conheça dois casos de sucesso que associam sua equipe de Gestão de Pessoas às tomadas de decisão das regras da organização:

SumUp

A fintech alemã SumUp lançou recentemente o Break 4 Me. Esse é o nome do benefício que oferece uma licença remunerada de 30 dias corridos para os colaboradores, além dos 30 dias de férias que já são previstos no contrato de trabalho.

Todas as pessoas que trabalham há pelo menos 3 anos na empresa têm direito a tirar essa pausa adicional que, segundo a SumUp, serve para contribuir com a saúde mental e qualidade de vida dos funcionários.

Por mais que o benefício tenha sido criado na pandemia, a SumUp afirma que será agora permanente e, com isso, a empresa deixa claro o quanto ela valoriza as pessoas e que reter talentos é um de seus objetivos.

Netflix

Outro exemplo é a Netflix. A plataforma de streaming possui uma cultura organizacional extremamente inovadora e prega a liberdade com responsabilidade.

A empresa está pautada em contexto no lugar das regras. Assim, as metas são definidas e, após todos terem clareza da importância daqueles objetivos, cada um fica responsável pela sua parte.

Além disso, os colaboradores escolhem eles mesmos os horários de trabalho e quando serão as suas férias. Férias, inclusive, que os profissionais podem tirar quantos dias quiserem ou precisarem.

Por último, a Netflix ainda inclui todo o seu pessoal na tomada de decisões, fazendo com que toda a equipe fique alinhada em busca do mesmo objetivo.

Esses são dois grandes exemplos de empresas que mantêm a equipe de Gestão de Pessoas participativa na governança corporativa. Como resultado, são empresas que são consideradas boas para as pessoas e que respeitam a individualidade e diversidade.

Leia também: Por que não consigo contratar as pessoas certas?

Se você deseja implementar uma cultura de Gestão de Pessoas para escalar o seu negócio, pode contar com a HUG.

Nosso objetivo é ajudar startups com estratégias de Gestão de Pessoas, criando uma cultura que vai fazer sua empresa alcançar seu máximo.

Conheça agora a Jornada HUG e construa sua equipe de RH, encontrando profissionais conectados com o seu propósito.

E continue navegando pelos nossos conteúdos para mais informações sobre desenvolvimento de lideranças!