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Se tem um objetivo em comum entre os empreendedores, com toda certeza é: crescer. Seja em receita, número de clientes ou mesmo no mercado onde atua. Por conta disso, foi criado um termo para definir empresas que são modelos de crescimento: o scale up.

Mas e como funciona o scale up? O que uma empresa deve ter para ser definida dessa forma? E como o scale up pode impactar na sua organização? Acompanhe.

O que é o scale up?

Scale up é um modelo adotado por empresas que têm a capacidade de escalar seus negócios e expandir suas atividades para chegar mais longe no mercado, geralmente utilizando uma tecnologia para viabilizar esse crescimento.

Scale ups normalmente são empresas que já se consolidaram com suas propostas de produto e/ou serviço. Por conta disso, acabam tendo produtividade e rentabilidade suficientes para atrair investidores para seu crescimento.

No entanto, para escalar, as empresas precisam aperfeiçoar operações e processos internos. Para isso, primeiramente se faz um mapeamento e análise dessas operações para avaliar se há necessidade de aperfeiçoá-las ou não.

Afinal, um dos objetivos principais do scale up é tornar as empresas autogerenciáveis, o que acaba sendo mais difícil quando existem mais pessoas ou processos envolvidos.

Sendo assim, o scale up é responsabilidade de uma liderança inteligente e que descentraliza atividades, focando sempre em uma cultura bem definida e internalizada pela equipe.

Hoje em dia as scale ups são um modelo econômico que geram muitos empregos no Brasil.

Critérios para definição de uma scale up

Além da definição que mencionamos, existem alguns critérios que especialistas do mercado definem como básicos para definir um scale up, tais como:

  • Crescimento médio anual da empresa de cerca de 20% nos últimos 3 anos;
  • Despesas e receitas crescentes e proporcionalmente saudáveis;
  • Economia sustentável;
  • Identidade de marca conhecida;
  • Produto validado no mercado;
  • Público alvo fidelizado;
  • Ter uma vantagem competitiva.

Como o scale up pode impactar seu negócio?

Existe uma série de atividades necessárias para implementar o scale up. Vamos falar sobre elas:

Mapeamento de processos

Mapear os processos e operações da empresa é o primeiro passo para que o empreendedor possa acompanhar qual é o fluxo de atividades. Assim, será mais fácil identificar pontos de gargalo na produção ou execução, ou seja, as fraquezas do negócio, a fim de criar novos processos.

Esta é uma etapa importante pois, processos mal estruturados podem levar à queda de produtividade, bem como perda de dinheiro. Além disso, processos bem desenhados e absorvidos pela equipe são a base da escalabilidade da empresa.

Esse mapeamento pode ser feito através de questionários, entrevistas e demais coletas de documentos após observação dos processos atuais. E, depois de documentado, é necessário que tudo seja internalizado na cultura da empresa, de forma que os processos possam ser ensináveis e os modelos replicáveis.

Definição de funções das equipes

Uma das principais características da scale up é a limitação de atividades das equipes. Isso porque, para escalar, é necessário que exista um time para cada função da empresa.

Afinal, a scale up é orientada para o crescimento e ele só acontece se a empresa contratar bons profissionais que tenham tarefas específicas a serem realizadas.Contratar as pessoas certas é a chave para a forma das equipes e, consequentemente, da empresa. 

Por conta disso, trabalhos como o feito pela HUG são fundamentais na hora da formação de liderança. Afinal, para gerenciar muitas equipes em um cenário de crescimento acelerado, é um desafio que pode ser difícil de aprender a fazer sozinho, sem apoio externo. É nessa hora que entra um bom gerenciamento de pessoas, já que você vai precisar de bons recrutadores, seleção e treinamentos adequados.

Proposta de valor da empresa

Fica claro na hora da escolha do cliente que, muitas vezes, o valor da empresa vai além do produto que ela oferece. Isso acontece por conta do posicionamento. Afinal, é esse posicionamento que diferencia a organização no mercado, deixando-a mais atrativa para o consumidor.

Quando uma empresa oferece uma experiência além do que o cliente espera, ela potencializa a sua proposta de valor. E no modelo scale up, ela também leva em consideração todos os benefícios que são oferecidos além do valor do próprio produto ou serviço.

Para definir a proposta de valor, a empresa precisa conhecer bem o público que ela quer atingir. Só assim, ela poderá saber como prospectar novos clientes e, como consequência, retê-los.

Validação do produto no mercado

As scale ups são organizações que já possuem seu público alvo e confirmaram que suas unidades são economicamente sustentáveis. Sendo assim, elas têm condições de utilizar sua receita com mais confiança.

Para chegar nesse ponto, as empresas precisam de muita experimentação e investimento em novos produtos para conseguir identificar para quem eles devem vender e, assim, adaptar seu produto ao mercado.

Crescimento escalável com ajuda das pessoas certas

O maior retorno que uma empresa pode ter, com certeza é no investimento em talentos. Da mesma forma, uma boa gestão de pessoas pode tornar o produto, mercado e o crescimento da empresa ainda mais escaláveis.

Inclusive, se você analisar as grandes organizações, todas elas possuem grandes talentos e, além disso, focam na atração e retenção das pessoas certas.

Para se tornar uma scale up, é fundamental ter colaboradores competentes, alinhados com a cultura da empresa e que promovem essa visão para quem chega depois. 

Programa de scale up

Se você pensa em transformar sua startup em uma scale up, pode contar com a HUG na hora de criar uma cultura de gestão de pessoas para atingir o objetivo de crescimento através da gestão de talentos.

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