Por mais que a empresa se empenhe para tentar criar um ambiente de trabalho favorável para seus colaboradores, muitos são os fatores que podem levar a um baixo engajamento da equipe.
Afinal, sabemos que a jornada de trabalho pode ser estressante e que muitas situações fogem do controle. Assim, investir na melhora do ambiente e na qualidade de vida dos funcionários, são sempre boas estratégias para mantê-los motivados e produtivos.
Mas o que pode ser feito? Como melhorar o baixo engajamento do seu time? Acompanhe!
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O que é engajamento?
É fato de que funcionários que estão felizes e realizados no seu trabalho são mais produtivos e têm menos chances de deixarem seus cargos. E isso, claro, contribui para o sucesso da empresa.
Mas afinal, o que causa o baixo engajamento?
Primeiramente, vamos esclarecer que engajamento vai além da felicidade e satisfação. Ele tem a ver tanto com a presença do colaborador dentro da equipe, concentrado e motivado, quanto pelo propósito das tarefas que ele executa.
Para Simon Sinek, o padrão seguido por grandes líderes da história (sejam eles indivíduos icônicos ou a companhia mais valiosa do mundo), é inspirar as pessoas a tomarem uma ação. No entanto, para ele, isso só acontece quando as pessoas não compram o que você faz, mas sim sua motivação para fazê-lo.
Para estar engajado, o funcionário precisa estar por dentro da cultura da empresa, não apenas realizar seu trabalho de forma mecânica. Afinal, se ele se sente pertencente, vai colaborar com o crescimento da empresa.
E, pode ter certeza, um baixo engajamento vai colaborar e muito para um ambiente de trabalho caótico e estressante.
O que causa o baixo engajamento?
Empresas que não possuem clareza na sua cultura são alvo fácil do baixo engajamento da equipe. Isso porque os colaboradores provavelmente não vão enxergar o propósito de seu trabalho.
Segundo o Golden Circle de Simon Sinek, no papel, a ferramenta toma a forma de três círculos, um dentro do outro. O círculo maior significa o que você faz (quais são seus produtos e serviços ou sua função individual). O círculo do meio é como você faz tal coisa (sua proposta de valor ou seu diferencial, por exemplo).
Por último, e mais importante, o círculo central é o por que você faz aquilo. “E não é ‘ter lucro’, porque isso é um resultado”, explica Sinek. “Quero dizer: qual é seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama de manhã? E por que alguém deveria se importar?”.
Quando não há relações humanizadas, pode gerar uma falta de pertencimento. Afinal, quem quer trabalhar como uma máquina e ainda ser tratado como uma?
O retorno financeiro, é claro, também é uma causa do baixo engajamento. Por mais que um bom pagamento sozinho não faça a diferença, quando associado a outras estratégias, é sim um grande aliado.
Como resolver as questões de baixo engajamento?
Muitas vezes, o resultado das questões que mencionamos não deixam o funcionário desmotivado de imediato. Assim, vão acontecendo pequenos desajustes que se acumulam, gerando uma falta de produtividade, já que ele atingiu seu limite.
Sendo assim, vamos passar algumas estratégias de como melhorar o ambiente estressante e aumentar o engajamento de sua equipe:
Tenha metas
Sabe aquela máxima de “tanto faz qual caminho seguir se você não sabe aonde quer chegar?”, ela também vale para a sua empresa. Sendo assim, deixar as metas e objetivos claros pode gerar uma motivação quando se consegue atingi-los.
Não esqueça que essas metas precisam ser mensuráveis e específicas. Além de tudo, elas precisam ser bem orientadas e ligadas à produtividade.
Outra informação importante: é preciso reconhecimento quando essas metas forem atingidas!
Promova a comunicação e a integração
Ao realizar atividades com outros colaboradores, você incentiva seus funcionários a nutrir um relacionamento saudável com o restante da equipe. Isso também faz com que o ambiente se torne mais agradável e menos estressante.
Nesse item também podemos citar o incentivo aos momentos de descontração entre os trabalhadores, como um happy hour, ou comemoração de aniversariantes do mês, por exemplo. Tudo isso faz com que o desgaste do dia a dia diminua e colabore com o sentimento de valorização das pessoas.
Eventos em equipe também são uma estratégia, como dinâmicas em grupo, atividades de criatividade ou exercícios físicos.
Mas cuidado para não criar competições e rixas desnecessárias! Não deixe que uma situação que era para ser motivo de união se transforme em um problema para a equipe.
Peça feedbacks
Para haver harmonia, a comunicação tem que vir dos dois lados. Assim, você consegue descobrir onde estão os pontos de atenção e onde a empresa está acertando.
Perceba se seus funcionários estão a par da cultura da empresa e se eles possuem um sentimento de propósito de fato. É importante a percepção de que eles se sentem valorizados e que a empresa os considera importantes.
Mostre disponibilidade sua, ou da sua equipe de Gestão de Pessoas, de que estão abertos a receber os feedbacks de maneira a incentivar o diálogo dentro da empresa, seja sobre a própria empresa e seus valores ou seu trabalho.
E sempre leve-os a sério! Muitas vezes uma reclamação pode parecer inofensiva mas está causando um grande desconforto para o colaborador.
Invista na sua equipe de Gestão de Pessoas
Quando bem feita, a Gestão de Pessoas é o que faz a diferença nos ambientes corporativos. Afinal, uma equipe humanizada, que valoriza o funcionário, sua qualidade de vida e bem estar, certamente colabora com seu engajamento.
Por isso, sempre batemos na tecla de investir na sua equipe de Gestão de Pessoas. E, para isso, você pode contar com a HUG. Afinal, somos uma empresa de consultoria que auxilia as startups em fase de crescimento a atingir seus objetivos, justamente através das pessoas.
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