fbpx

Enquanto há alguns anos, as empresas contratavam seus funcionários e estes passavam sua vida inteira trabalhando, muitas vezes até no mesmo cargo, a realidade de hoje em dia é diferente. Com muita rotatividade e colaboradores desconectados dos valores da empresa, a cultura de gestão de pessoas vêm como uma maneira de manter as equipes.

Afinal, não é apenas o salário que mantém um funcionário motivado. É preciso que as equipes tenham um propósito alinhado com a organização para que todos caminhem na mesma direção.

Nas startups e empresas de tecnologia em crescimento não é diferente. Uma base sólida de valores e uma identificação com as lideranças são peças chaves para uma boa equipe. Mas como você pode implementar essa cultura? Acompanhe!

Qual o papel da gestão de pessoas?

Se antes o departamento de RH era apenas aquele que contratava e demitia os funcionários, hoje a gestão de pessoas é um dos pilares da organização.

A gestão de pessoas é uma combinação de habilidades, técnicas e metodologias que servem para administrar os comportamentos internos da organização, sendo um agente de mudança, responsável por utilizar os profissionais da maneira mais estratégica dentro da empresa, sempre pensando em utilizar melhor o talento das pessoas em benefício do desempenho do negócio e da carreira delas próprias. Ou seja, pessoas e empresas precisam enxergar uma relação de ganha a ganha com isso.

Por conta disso, o departamento de RH deve estar sempre alinhado com a cultura da empresa, além de repassá-la para todos os colaboradores, para que seja internalizada em todos eles.

O que é a cultura de gestão de pessoas?

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de hábitos, costumes e valores que são compartilhados pela equipe. Cada organização tem cultura própria e inclui normas e rotinas dos colaboradores e de toda a organização.

A cultura é um reflexo de como pensam e agem os gestores da empresa.

Ter uma cultura de gestão de pessoas requer muito conhecimento sobre qual o propósito da empresa, o que ela quer passar para suas equipes e também para o mercado como um todo. Ela é fundamental para que os colaboradores saibam de que maneira devem realizar os negócios, de modo que estejam sempre alinhados com os valores da organização.

Uma cultura de gestão bem desenhada fortalece a empresa, afinal, ela forma uma série de diretrizes que, muitas vezes, não precisam nem ser faladas pois estão alinhadas com o comportamento dos gestores e como consequência as atitudes do time. 

Aqui na HUG, falamos que a cultura é como “a regra do jogo” e se essa regra está clara, todos sabem o que pode e o que pode ser feito dentro desse ambiente. Ao mesmo tempo, todos podem escolher jogar esse jogo ou não, de acordo com seus interesses e objetivos de carreira. 

Mas afinal, como criar uma cultura de gestão de pessoas, principalmente se tratando de empresas de tecnologia? Vamos falar sobre isso.

5 passos para criar uma cultura de gestão de pessoas em uma startup

1. Comunicação

Uma das principais estratégias quando se trata de gestão de pessoas é a comunicação. Afinal, uma boa comunicação entre as equipes é a melhor maneira de se alinhar dentro de um mesmo objetivo.

Dessa forma, trabalhar a comunicação é um dos primeiros passos para se conquistar uma cultura de gestão de pessoas.

As empresas nem sempre tem claro quais os rituais de comunicação que elas precisam estabelecer com o time, o que precisa ser comunicado, como e quando. Por conta disso, é papel da equipe de RH estabelecer um discurso que possa integrar e transmitir a identidade da empresa para todos.

Estimular a comunicação pode favorecer um ambiente de trabalho mais transparente e fazer com que os colaboradores exerçam suas atividades da melhor maneira, sendo livres para colaborar com opiniões e soluções.

Inclusive, no exercício da comunicação é possível também realizar a administração de conflitos, resolvendo de forma mais fácil e rápida problemas de sinergia das equipes.

2. Liderança

Muito trabalhada no processo da HUG, a liderança também é outro ponto chave quando se trata de criar uma cultura dentro de uma startup. Quando se trabalha bem uma equipe de RH, é possível reconhecer perfis de liderança com mais facilidade e, assim, enriquecer o nível dos colaboradores.

Assim como em qualquer ambiente corporativo, nas startups a função do líder é motivar as equipes, resolver conflitos, formar e desenvolver pessoas.

Através das lideranças, alinhadas com a cultura da organização, também se define o engajamento dos demais funcionários pelo trabalho em equipe que vai trazer ainda mais resultados para a empresa.

3. Processos

Uma empresa que não possui processos bem definidos dificilmente terá uma cultura bem estruturada. Afinal, os processos devem ser bem definidos de forma a atender fo luxo de trabalho.

É nessa hora que entra a gestão de pessoas, definindo o fluxo de trabalho de maneira estratégica integrando todos os setores.

Processos bem administrados, com metas e objetivos constantemente acompanhados são passos fundamentais para a construção de uma cultura de gestão.

4. Conhecimento do negócio

Outro passo importante para se estabelecer uma cultura é conhecer a fundo a empresa, seu core business, seu ecossistema e seu propósito.

Para gerir pessoas de diferentes locais, com crenças distintas e, muitas vezes, opiniões contrárias, não é uma tarefa fácil. Então, conhecer para onde a empresa vai caminhar é um passo importante para levar pessoas tão diferentes junto com você.

Assim, se faz necessário buscar conhecimento, conversar com as lideranças e os demais colaboradores para conhecê-los e definir a melhor maneira de otimizar a gestão.

5. Recrutamento

Saber recrutar pode parecer difícil, mas quando você tem uma equipe de RH bem estruturada e alinhada com a cultura, se torna muito mais fácil recrutar pessoas que tenham a ver com o propósito da empresa.

Por isso que é necessário fazer atividades de reforço de forma a engajar os colaboradores e avaliar como essas pessoas percebem a cultura da empresa.

Esse é um trabalho que fazemos aqui na HUG, te ajudamos a montar seu time de Gestão de Pessoas de forma que ele tenha capacidade de se comunicar, recrutar líderes através do conhecimento a fundo do seu negócio, gerando processos que vão levar à uma cultura bem enraizada.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Continue acompanhando nossos conteúdos!